CONSULTORIA EM SEGURANÇA E
MEIO AMBIENTE

(51) 9960-0747

CONFIABILIDADE

Programa de avaliação e desenvolvimento da cultura de confiabilidade humana, baseado no comportamento.

SEGURANÇA

Gerenciamento dos Riscos ocupacionais e de Processo, com base na avaliação, no controle e no monitoramento.

TREINAMENTO

Treinamento do pessoal operacional ligado a produção, manutenção, engenharia e SMS. Coaching para liderança.

AUDITORIA

Auditoria dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de QSMS, PSM, gestão de ativos e Qualidade.

INVESTIGAÇÃO

Investigação de acidentes com várias técnicas e abordagem de falhas humanas e causas básicas.

Quem somos

Segurança e Confiabilidade

José Luiz Lopes Alves

Engenheiro (UFRGS), Mestre em Qualidade (Unicamp), Doutor em Engenharia (USP).

Experiência industrial no Grupo Rhodia durante 30 anos.

Consultor principal na Det Norske Veritas – DNV – durante 7 anos.


Competências centrais:
  • gerenciamento de riscos
  • avaliação e análise dos riscos
  • desenvolvimento comportamental e de cultura de segurança e confiabilidade
  • confiabilidade humana
  • fatores humanos
  • análise de estresse mental
  • coaching
  • investigação de acidentes

Gabriella Michelucci

Química (Unicamp), Engenheira de Qualidade (USP) e Mestre em Sistemas de Gestão Integrados (SSMA) (SENAC-SP).

Gerente de treinamento da DNV West África. Auditora da Accordia Global Compliance Group. Atuou em grandes grupos multinacionais no Brasil, Europa, USA, África e América Latina. Atualmente diretora da Linus Consultores Associados.

Expertise em desenvolvimento e riscos de  processos industriais e desenvolvimento, customização, implementação e auditoria de Sistemas de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Segurança Alimentar).

Ricardo Calça

Químico Industrial e Mestre em Saúde Ambiental (USP).

Atuou em grupos multinacionais no desenvolvimento, customização, implementação e auditoria de sistemas de gestão de SSMAQ no Brasil, Europa, USA, África e América Latina. Gerente Técnico da IGH Américas. Consultor da Linus Consultores Associados. Auditor da Accordia Global Compliance Group.

Expertise em riscos de processos industriais e saúde ocupacional.

Fátima Lisboa Nascimento
(http://br.linkedin.com/in/fatimalisboanascimento)

Mestre em Qualidade pela UNICAMP e graduada em Administração de Empresas. Certificada em Biologia Cultural.

Possui mais de 15 anos de dedicação no campo de consultoria em desenvolvimento humano e organizacional para mais de uma centena de organizações empresariais de variados portes e segmentos, altos executivos e grupos.

Especialista em Conferências de Busca de Futuro, “team building”, Investigação Apreciativa e Human Dynamics.

Mtra. Alejandrina Villalpando

Licenciada en Psicología de la UNAM, con Maestría en Desarrollo Humano por la Universidad de Celaya y Coach Internacional Certificado por el IMPEL y la International CoachingComunity.

Ha sido Gerente de Recursos Humanos, Catedrática de la UNI, Investigadora del Modelo de Certificación empresas Socio laboralmente Responsables del Gobierno de Guanajuato, Miembro Activo de la Cátedra de Competitividad del estado de Guanajuato. Actualmente es Directora Operativa de Psi Consultores.

Consultora internacional para IGH en Latinoamérica aplicando programas de Coaching, Seguridad Industrial y salud ocupacional basada en el comportamiento, Liderazgo, Formación de Equipos de Alto rendimiento, Evaluación Conductual de Alto impacto y Soporte emocional, Competencias laborales, entre otros.

Facilitadora, Implementadora y Entrenadora de procesos de reingeniería humana, liderazgo, formación de formadores, toma de decisión y gestión del cambio. Investigadora por la Universidad de Celaya en proyectos de psicología aplicada en psicometría organizacional, modificación de conducta en seguridad y salud Laboral, auditoría estratégica, entre otros.

Luís Inácio Camargo Gré

Engenheiro de Minas, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com cursos na JICA (Mining safety) e NCB (Coal Mining- Industrial Training and Safety).

Foi Gerente da Unidade de Segurança e Medicina do Trabalho da CRM, Coordenador de Segurança de Processo da Braskem. Atualmente docente da Unisinos e UFRGS e atuando como consultor com foco em segurança de processo, gestão em segurança e ergonomia.

Foi um dos introdutores da estratégia SOBANE e metodologia DEPARIS (gestão participativa de riscos ) no Brasil.

Luiz Roberto Pinto Gil

Engenheiro com Especialização em Process Safety Management na Dupont (US) e Process Safety (UK).

Aplicação de metodologias de identificação de perigos em plantas químicas tais como hazop, what if, arvore das falhas, APR.

Gerenciamento de modificações em instalações tendo para este, trabalho publicado no 10º International Symposium on Loss Prevention and Safety Promotion – 2001 Suécia, alem de formação e treinamento nesta área para as equipes de operação.

José J. A. Domingues

Graduado em Ciências Econômicas (UFES), Docência do Ensino Superior (UCAM).

Consultor Sênior da DNV – Det Norske Veritas durante 5 anos.

Competências: Avaliação de cultura de segurança (SMS); programas de desenvolvimento comportamental e de Cultura em Saúde, Segurança e Meio Ambiente; concepção, customização, desenho e implementação de programas de desenvolvimento comportamental; cursos e treinamentos em campo em programas de desenvolvimento do comportamento seguro; coaching.

Daniel Newman

Carreira construída em gestão de riscos e meio ambiente em empresas de consultoria, prestadoras de serviços, com experiência no atendimento ao segmento industrial - petroquímica, química, offshore, papel e celulose, alimentos e bebidas, transportes, incluindo clientes como: Petrobras, Vale e Braskem; e no segmento serviços, especialmente seguradoras e corretoras.

Luiz Carlos de Miranda Júnior

Engenheiro e Mestre em Saúde e Meio Ambiente. Higienista Ocupacional certificado pela ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais e Professor de graduação e pós-graduação na UNICAMP. 

Trinta anos de atividade profissional em segurança, saúde e qualidade de vida em empresas de grande porte (Mercedes Benz, Ripasa Celulose e Papel, CPFL Energia). Membro do CPNSEE - Comissão Permanente Nacional de Segurança em Energia Elétrica pela bancada das empresas, atuando como coordenador de bancada, e do GT – Grupo de Trabalho da NR-16 – Grupo de Trabalho Tripartite do ANEXO IV DA NR-16 pela bancada das empresas, ambos por indicação da CNI. 

Co-Autor em conjunto com Alves, José Luiz Lopes, do livro Mudança Cultural Orientada por Comportamento (Qualitymark).

Luiz Fernando Bodanese

Engenheiro Químico - UFRGS 1982. Eng. de Processamento Petroquímico pelo convênio Petroquisa/UFRGS em 1982. Engenheiro de Segurança – PUC/RS em 1996. Supervisor de Radioproteção - CNEN 2001. 

Carreira profissional incluiu atuação como Engenheiro de Utilidades e Segurança na Copesul, responsável por Segurança Industrial e Meio Ambiente da Ipiranga Petroquímica e Braskem, Gerente Corporativo de Meio Ambiente na Gerdau, Engenheiro de Grandes Riscos na AGF Brasil Seguros. Experiência internacional áreas de Segurança Industrial e Meio Ambiente da Hoechst na Alemanha e como representante para Hazop em Projeto Petroquímico na Itália. Sócio de empresa de consultoria para empresas de sísmica, produção de petróleo, mineração no Rio de Janeiro.

Foco profissional em Segurança de Processos e Gestão de Sistemas Integrados de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

Cássio Eduardo Garcia

Graduado em Engenharia Metalúrgica (FEI) e em Administração de Empresas (Mackenzie), pós-graduado em Administração Industrial (USP), Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI), Engenharia de Controle de Poluição (Faculdade de Saúde Pública). Mestrado em Sistema Integrado de Gestão (SENAC/Fundacentro/UFF).

Atuou em diversas empresas nacionais e internacionais por 29 anos sendo que 20 anos nas áreas de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Sólida experiência em implementação de sistemas de gestão de HSE, destacando participação em projetos no Metrô (RJ), Usina Santo Antônio Energia, Vale, Braskem, Sonangol (Angola), Sonae (Portugal), Gerdau, Rio Grande Energia e Cosan.

Atua desde 1997 como docente no SENAC no curso de Técnico de Segurança do Trabalho e outros relativos à área de Gestão de Riscos e desde 2011 no curso de pós-graduação “Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social”.

Carlos Eduardo Leite Peçanha

Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Mestre em Engenharia de Produçãopela UFF. Foi Consultor Principal, Desenvolvedor de Negócios e Representante da América do Sul para Serviços de HSE na DNV GL e Engenheiro Especialista da Disciplina Segurança na OSX Construção Naval.

Sócio na H&C Gestão Risco.

Atualmente é assessor de empresas na gestão de riscos operacionais, em projetos de sistemas de segurança, na segurança de processos industriais e no atendimento a requisitos legais de segurança operacional.

Dentre as principais atividades que desenvolveu no Brasil e no exterior estão: Diagnóstico e gestão de riscos operacionais; Especificação, liderança, elaboração, acompanhamento e avalição de análises qualitativas e quantitativas de risco e estudos de segurança; Supervisão/Liderança da disciplina segurança emprojetos de engenharia de instalações de óleo e gás offshore e onshore; Investigação de acidentes envolvendo instalações offshore e instrutor em técnicas de suporte à investigação; e Auditoriasde conformidade de requisitos legais e voluntários de SMS em instalações industriais.

Humberto Jatobá

Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Foi Coordenador da disciplina de HSE na SAIPEM do Brasil, Consultor Sênior de HSE na DNV GL, Consultor de SMS na Salvaterra Consultoria e Engenharia, Gerente de Riscos na Nacional/Unibanco Seguros e Sócio na H&C Gestão Risco.

Atualmente é assessor de empresas na gestão de riscos operacionais, em projetos de sistemas de segurança, na segurança de processos industriais e no atendimento a requisitos legais de segurança operacional e implantação e auditorias de sistemas de gerenciamento de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional e de segurança operacional.

Dentre as principais atividades que desenvolveu no Brasil e no exterior estão: Diagnóstico e gestão de riscos operacionais; Coordenação da gestão de HSE no projeto de construção de Gasoduto Rota Cabiúnas 2, Implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde, Auditorias em embarcações de apoio marítimas e em Unidades Marítimas; AuditoriasInternas de Sistemas de Gestão de QSMS e de conformidade de requisitos legais e voluntários de SMS em instalações industriais e Gerenciamento de Riscos para área de seguros industriais.

Meio Ambiente

Thais Paz Alves

Doutoranda em Zoologia (PUCRS). Licenciada em Ciências Biológicas (PUCRS).

Experiência em ecologia, com ênfase em ecologia aquática, principalmente nos temas relacionados a modelos de distribuição de espécies migradoras e levantamentos de ictiofauna em áreas de barragens para geração de energia.

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4824093627238154

Artigos publicados:
http://www.scielo.br/pdf/ni/v7n4/a14v7n4.pdf
Meu novo artigo (p. 31-41)


Competências centrais:
  • habilitação de Mestre Amador
  • utilização de GPS e softwares de geoprocessamento (TrackMaker e Idrisi Andes)