CONSULTORIA EM SEGURANÇA E
MEIO AMBIENTE

(51) 9960-0747

CONFIABILIDADE

Programa de avaliação e desenvolvimento da cultura de confiabilidade humana, baseado no comportamento.

SEGURANÇA

Gerenciamento dos Riscos ocupacionais e de Processo, com base na avaliação, no controle e no monitoramento.

TREINAMENTO

Treinamento do pessoal operacional ligado a produção, manutenção, engenharia e SMS. Coaching para liderança.

AUDITORIA

Auditoria dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de QSMS, PSM, gestão de ativos e Qualidade.

INVESTIGAÇÃO

Investigação de acidentes com várias técnicas e abordagem de falhas humanas e causas básicas.

Quem somos

Segurança e Confiabilidade

José Luiz Lopes Alves

Engenheiro (UFRGS), Mestre em Qualidade (Unicamp), Doutor em Engenharia (USP).

Experiência industrial no Grupo Rhodia durante 30 anos.

Consultor principal na Det Norske Veritas – DNV – durante 7 anos.


Competências centrais:
  • gerenciamento de riscos
  • avaliação e análise dos riscos
  • desenvolvimento comportamental e de cultura de segurança e confiabilidade
  • confiabilidade humana
  • fatores humanos
  • análise de estresse mental
  • coaching
  • investigação de acidentes


Gabriella Michelucci

Química (Unicamp), Engenheira de Qualidade (USP) e Mestre em Sistemas de Gestão Integrados (SSMA) (SENAC-SP).

Gerente de treinamento da DNV West África. Auditora da Accordia Global Compliance Group. Atuou em grandes grupos multinacionais no Brasil, Europa, USA, África e América Latina. Atualmente diretora da Linus Consultores Associados.

Expertise em desenvolvimento e riscos de  processos industriais e desenvolvimento, customização, implementação e auditoria de Sistemas de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Segurança Alimentar).


Luiz Roberto Pinto Gil

Engenheiro com Especialização em Process Safety Management na Dupont (US) e Process Safety (UK).

Aplicação de metodologias de identificação de perigos em plantas químicas tais como hazop, what if, arvore das falhas, APR.

Gerenciamento de modificações em instalações tendo para este, trabalho publicado no 10º International Symposium on Loss Prevention and Safety Promotion – 2001 Suécia, alem de formação e treinamento nesta área para as equipes de operação.


Luiz Carlos de Miranda Júnior

Engenheiro e Mestre em Saúde e Meio Ambiente. Higienista Ocupacional certificado pela ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais e Professor de graduação e pós-graduação na UNICAMP. 

Trinta anos de atividade profissional em segurança, saúde e qualidade de vida em empresas de grande porte (Mercedes Benz, Ripasa Celulose e Papel, CPFL Energia). Membro do CPNSEE - Comissão Permanente Nacional de Segurança em Energia Elétrica pela bancada das empresas, atuando como coordenador de bancada, e do GT – Grupo de Trabalho da NR-16 – Grupo de Trabalho Tripartite do ANEXO IV DA NR-16 pela bancada das empresas, ambos por indicação da CNI. 

Co-Autor em conjunto com Alves, José Luiz Lopes, do livro Mudança Cultural Orientada por Comportamento (Qualitymark).


Cássio Eduardo Garcia

Graduado em Engenharia Metalúrgica (FEI) e em Administração de Empresas (Mackenzie), pós-graduado em Administração Industrial (USP), Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI), Engenharia de Controle de Poluição (Faculdade de Saúde Pública). Mestrado em Sistema Integrado de Gestão (SENAC/Fundacentro/UFF).

Atuou em diversas empresas nacionais e internacionais por 29 anos sendo que 20 anos nas áreas de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Sólida experiência em implementação de sistemas de gestão de HSE, destacando participação em projetos no Metrô (RJ), Usina Santo Antônio Energia, Vale, Braskem, Sonangol (Angola), Sonae (Portugal), Gerdau, Rio Grande Energia e Cosan.

Atua desde 1997 como docente no SENAC no curso de Técnico de Segurança do Trabalho e outros relativos à área de Gestão de Riscos e desde 2011 no curso de pós-graduação “Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social”.

Oswaldino Teixeira Bueno

 Eletrotécnico; 43 anos nas áreas de geração hidroelétrica e termoelétrica industrial; Coordenador de testes e lançamento de Centrais Termoelétricas - vapor de alta pressão/ geração elétrica/subestações abaixadoras e todos seus periféricos. 

Supervisor técnico na montagem testes e partida de subestações industriais de alta  tensão 88 KV e 138 KV Especialista em segurança operacional e desenvolvimento de projetos de sistemas de segurança de caldeiras a óleo/gás/ fluido térmico/elétricas/Biomassa.

Meio Ambiente

Thais Paz Alves

Doutoranda em Zoologia (PUCRS). Licenciada em Ciências Biológicas (PUCRS).

Experiência em ecologia, com ênfase em ecologia aquática, principalmente nos temas relacionados a modelos de distribuição de espécies migradoras e levantamentos de ictiofauna em áreas de barragens para geração de energia.

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4824093627238154

Artigos publicados:
http://www.scielo.br/pdf/ni/v7n4/a14v7n4.pdf
Meu novo artigo (p. 31-41)


Competências centrais:
  • habilitação de Mestre Amador
  • utilização de GPS e softwares de geoprocessamento (TrackMaker e Idrisi Andes)