CONSULTORIA EM SEGURANÇA E
MEIO AMBIENTE

(51) 9960-0747

CONFIABILIDADE

Programa de avaliação e desenvolvimento da cultura de confiabilidade humana, baseado no comportamento.

SEGURANÇA

Gerenciamento dos Riscos ocupacionais e de Processo, com base na avaliação, no controle e no monitoramento.

TREINAMENTO

Treinamento do pessoal operacional ligado a produção, manutenção, engenharia e SMS. Coaching para liderança.

AUDITORIA

Auditoria dos Sistemas Integrados de Gerenciamento de QSMS, PSM, gestão de ativos e Qualidade.

INVESTIGAÇÃO

Investigação de acidentes com várias técnicas e abordagem de falhas humanas e causas básicas.

Investigar acidentes ou aprender com eles

José Lopes
10/02/2013

 

Introdução

O acidente com explosão em uma fábrica de Montenegro próximo a Porto Alegre no RS ocorrido em 22/09/2012 não foi um caso isolado de eventos que se repetem em atividades consideradas de risco. A razão, infelizmente, pode ser explicada por um único fato: a dificuldade na aprendizagem com os acidentes ocorridos seja na própria empresa ou em instalações similares. Investigar um evento ocorrido é primordial. Mas isto não basta. É imperativo desenvolver uma cultura de aprendizagem.

Segurança de Processo (Process Safety)

Talvez a maior necessidade no momento, marcada após o trágico acidente com a plataforma da BP no golfo do México, é se dar conta que a segurança das instalações não podem ser consideradas boas apenas com um trabalho voltado para as questões ocupacionais, ou seja, a segurança do trabalho, como tradicionalmente se conhece, onde o foco é a redução dos acidentes com as pessoas nas suas atividades laborais. Vários acidentes industriais de grande repercussão, desde a década de 70 – em Bhopal na Índia, na Cidade do México, em Flixborough no Reino Unido, em Seveso na Itália e outros tantos – fizeram nascer uma disciplina ou conjunto de disciplinas na área de segurança: a segurança dos processos industriais.

Este ramo da engenharia de segurança é responsável por identificar e mitigar adequadamente os riscos industriais de explosões, incêndios, emissões tóxicas, por exemplo. Explosão de poeira, como parece ter sido o evento iniciador na tragédia em Montenegro, pode se evitada desde que se perceba que o fato é factível. Isto normalmente é feito por meio de estudos de segurança com metodologias conhecidas e por técnicos experientes. Ensaios podem ser feitos para se conhecer a energia mínima de ignição de uma poeira e outras características que poderão indicar a necessidade de proteções especiais.

Sistema de gerenciamento da segurança (Safety Management System)

Mas não é só isto. Identificar, controlar e monitorar os riscos identificados requer um Sistema de Gerenciamento adequado e funcionando. Sobretudo, que a prática de investigação tenha evoluído da busca das causas e culpados para a busca dos fatores influenciadores e contribuintes, e onde a cultura de aprendizagem esteja implantada. Aviação civil existe porque quando caiu o primeiro avião pressurizado houve uma decisão sábia: ou se aprende por que o avião caiu ou não haverá aviação civil. Descobriram após muitos meses – as janelas dos aviões, antigamente quadradas, agora são arredondadas nos cantos, reduzindo as tensões e a fadiga do material.

Cultura de aprendizagem

Porque gastaram milhões de dólares para retirar a caixa preta do fundo do mar no acidente com um voo da Air France próximo à costa brasileira? Resposta simples: era preciso aprender com o ocorrido. Em resumo, não basta investigar e publicar um relatório de uma investigação. A empresa precisa ter consciência que mudou seu nível de conhecimento e de cultura, após a conclusão da investigação. Costuma-se afirmar que a maioria dos acidentes ocorre por falhas de natureza humana. É um fato já consagrado.

Conclusão

Precisamos reconhecer que falhas na concepção das instalações e nos desenhos dos procedimentos, estão entre as causas mais comuns. Muitas vezes por falta de um estudo de segurança dos processos desde o inicio de um empreendimento industrial.

 

Eng. Dr. José Luiz Lopes Alves

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